APPACDM

Vila Nova de Poiares

logox 6

 


Reciclar é Ganhar

 

 

“Reciclar é Ganhar” é um Projeto de inovação e empreendedorismo social da APPACDM de Vila Nova de Poiares.

Este projecto em desenvolvimento e a decorrer desde 2006, tem o seu foco na área do Ambiente, Preservação e Reciclagem.

Assente na necessidade de ocupar os utentes do CAO (Centro de Atctividades Ocupacionais) em funções inovadoras, na melhoria da sustentabilidade da Instituição e na angariação de ajudas técnicas (e.g. cadeiras de rodas, camas articuladas).

Este projecto tem como objectivo a recolha de matérias recicláveis assegurando a ocupação de utentes com capacidade produtiva, bem como a obtenção de recursos para a instituição.

Beneficiam com este projecto de uma forma directa os utentes em CAO, dos quais 15 têm capacidade produtiva para desempenhar estas funções e, de uma forma indirecta, a APPACDM de V. N. Poiares e a comunidade de Vila Nova de Poiares.

O projecto tem como actividades a Receção de materiais recicláveis (papelão e plástico), a Separação, o Embalamento e o Armazenamento dos resíduos, sendo estes efectuados pelos utentes da qual são ressarcidos pelas atividades desempenhadas. Os materiais são vendidos ou trocados por ajudas técnicas.

O impacto deste projecto para os utentes é a sua integração em tarefas inovadoras, a sensibilização para a importância da reciclagem de resíduos, o fomento das suas capacidades laborais a longo prazo, bem como a melhoria da sua autoestima e destreza/motricidade. Para a APPACDM tem impacto na divulgação e melhoria da sua imagem, melhoria na relação de proximidade instituição-comunidade bem como ganhos ambientais.

Ao nível do financiamento, este projecto é apoiado e sustentado internamente pela APPACDM de V. N. de Poiares, tendo como parceiros a Câmara Municipal de V. N. Poiares, Empresas, particulares e outras IPSSs do concelho.

Tem como objetivos a médio/longo prazo a sua autonomia e sustentabilidade, bem como a promoção do projeto para PME.

FLYER 6 web3

Destaques

parceiros

Damos valor à sua privacidade.

Nós utilizamos determinadas tecnologias no nosso site, como os cookies.

São usados para personalizarmos os conteúdos e analisarmos o nosso tráfego.

Clique embaixo para consentir a utilização destas tecnologias na web.

Pode mudar de ideias e alterar as suas opções de consentimento em qualquer momento voltando a este site.

Veja a nossa política de privacidade.